Núcleo vinculado a Universidade Estadual do Ceará que visa difundir a Permacultura como ferramenta de convivência com o semi-árido brasileiro.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
I Jornada Permacultural do Ceará
A I Jornada Permacultural do Ceará surgiu da articulação entre diversas entidades que aqui difundem essa prática, da necessidade de alcançar mais pessoas, da necessidade de potencializar recursos, atingindo mais resultados na socialização da Permacultura. Visa à interiorização e descentralização da Permacultura, saindo do eixo do circuito cultural estabelecido entre os grandes centros e sendo levada para o campo e para as zonas urbanas do interior do estado. Através dessa jornada, pretende-se formar permacultores e educadores em permacultura que sejam multiplicadores em suas localidades e microregiões, suprindo, dessa maneira, uma lacuna existente na educação para a sustentabilidade no nosso estado.
Parceiros
• Instituto Nordeste Cidadania (INEC) - A instituição prioriza a capacitação profissional e a formação humana, preparando adultos, jovens, adolescentes e crianças para o exercício da Cidadania e para o desenvolvimento pessoal e sócio-econômico, de modo sustentável.
• Associação Civil Alternativa Terrazul – organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem a missão de contribuir para a construção de uma consciência critica e ambiental junto aos movimentos organizados na busca por outra sociedade: sustentável.
• Instituto de Ecologia Social Carnaúba – ONG, atuante no movimento sócioambiental da região norte do Ceará desde 2001, com sede no município de Sobral, desenvolve ações em 08 municípios do Território da Cidadania de Sobral, além de ações com comunidades étnicas indígenas.
• NEPPSA - Núcleo de Estudos e Práticas em Permacultura no Semi-árido - sediado no campus do Itapery, na Universidade Estadual do Ceará, desde 2007 vem assessorando projetos de permacultura no estado e sendo um ponto de referência dentro de uma instituição de ensino superior pública.
• RPPN Reserva da Cultura Permanente – Propriedade de 42 hectares com reserva particular do patrimônio natural de 07 hectares, com espécies de mata seca e mata atlântica, no vale da microbacia do rio Pesqueiro, Maciço do Baturité, município de Aratuba, Ceará. Propriedade manejada seguindo os princípios da Permacultura.
• Rede Permanece – Rede de Permacultura do Ceará que se propõe a integrar pessoas, grupos e instituições, que se interessam pela permacultura e a realizar ações em todo o estado.
• UniGaia-Brasil - A UniGaia-Brasil tem como objetivo proporcionar às pessoas a oportunidade de aprender e usar os conceitos da pemacultura para seu desenvolvimento enquanto ser humano e desta forma contribuir com o cuidado com o planeta, de maneira cooperativa
• Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) - é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.
• IPC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Ceará – Instituição criada por permacultores para difundir e socializar as práticas permaculturais no estado do Ceará.
• Rede Permear de Permacultores – Uma rede que integra permacultores e permacultoras de vários estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde de 2004 realiza o desejo comum de fazer e pensar Permacultura coletivamente.
• "Azienda La Boa" - Localizada no nordeste da Itália, sob direção do bioconstrutor e permacultor Stefano Soldati, dedica-se ao desenvolvimento da Permacultura e da construção natural ou bioconstrução.
• EcoFazenda João de Barro - Sob a direção de Canrobert de Almeida e Maria Vilani Madeiro, ele construtor e ela enfermeira, ambos educadores para uma cultura de sustentabilidade, têm um trabalho de eco-construção e educação ambiental de mais de 10 anos no interior da Bahia e desde 2008 desenvolvem outra base no litoral oeste do estado do Ceará.
• Maloca Sustentável – Coletivo de ambientalistas, permacultores, artistas, comprometidos com o desenvolvimento sócio-ambiental do planeta.
SOBRE A JORNADA
A Jornada se desenvolverá numa seqüência de eventos articulados entre os parceiros descritos acima. Dar-se-á por meios de cursos, palestras, rodas de diálogo, visitas técnicas, entre outros, oportunizando grande interação com toda a sociedade. Todos os eventos acontecerão em torno da vinda de Skye Riquelme, com décadas de experiência internacional em educação, formação e consultoria em permacultura (ver currículo abaixo).
Skye Riquelme: Natural de Melbourne, Austrália. Máster em ''IESD''/Integrated EcoSocial Design (Design Integrativo de Sistemas EcoSociais) pela Gaia University International. Certificado em Design de Permacultura pelo Permaculture Institute (Austrália). Formação em Física Nuclear (Astrofísica) pela University de Melbourne/Austrália. Ministrou Cursos de Permacultura na Austrália, México, Japão, Kênia, África do Sul, Cuba, Inglaterra, Alemanha e Argentina. Residente por 10 anos em Crystal Waters Permaculture Village, considerada uma das três melhores do mundo por ser o melhor centro de experiências em Permacultura e Ecovilas da Austrália. Co-autor do livro "Manual for Teaching Permaculture Creatively" (Manual para Ensinar Permacultura Criativamente). Ministrou Curso Avançado em Facilitação de Ensinamentos para a Associação de Mestres de Permacultura nos Estados do leste dos Estados Unidos. Co-fundador da instituição Earthcare Enterprises, especializada em organizar e ensinar cursos de Certificado de Design de Permacultura, onde foi focalizador por 6 anos em mais de 30 cursos. Co-fundador e sócio da Geelong Permaculture Design Collective, consultoria em permacultura. Foi Diretor de Educação no Instituto de Permacultura do México difundindo suas técnicas por diversos estados deste país, onde viveu por cinco anos. Sócio fundador do Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal/IPCP, em Campo Grande-MS, onde viveu por oito anos, ministrando diversos cursos com comunidades rurais, quilombolas e indígenas. Sócio-colaborador do Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal e Mata Atlântica. Hoje atua pela UniGaia-brasil na área de Educação em Permacultura. Skye também é o criador do sistema UniMão de Aprendizagem em Permacultura.
Vale destacar os dois grandes cursos que serão facilitados durante a Jornada por Skye Riquelme, a saber: Curso de Design em Permacultura – PDC (Carga horária: 72 horas aula) e Curso Avançado de Educação em Permacultura (Carga horária: 40 horas aula).
RESUMO DO EVENTO
Data Atividade
23/10 Ciclo de Conversa acerca da Educação, Permacultura e Ecovila para a comunidade em geral;
Visitar o Núcleo Mestre Sidon, para troca de experiências com pessoas do Novo Encanto, Sobral-CE
24/10 Cerimônia oficial de abertura da jornada, no auditório do Senac/Sesc - Iracema, com a apresentação da linha do tempo e do estado d’arte da permacultura no Ceará.
25 a 29/10 Curso de Educação em Permacultura, ministrado por Skye Riquelme, na UECE, evento promovido e organizado pelo NEPPSA. Palestra aberta ao público no Auditório Central da UECE com o tema a “Permacultura no contexto acadêmico dia 25/10.
30/10 Pic-nic permacultural na Praça da Gentilândia, concomitantemente com a feira agroecológica do Benfica. Momento para realização de oficinas, palestras, entrevistas e participação em mesas redondas e em programas de televisão.
31/10 Visita-técnica a Comunidade de Sussuí, Quixadá, para conhecer o Projeto de Desenvolvimento e Integração Comunitária do Instituto Nordeste Cidadania - INEC.
01 a 11/11 Início do Curso de Design em Permacultura – PDC na Reserva Particular do Patrimônio Natural - Ecosítio da Cultura Permanente, município de Aratuba, Maciço do Baturité.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário