O Curso: APROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL DO BAMBU – CAPACITAÇÃO EM MANEJO, TRATAMENTO E CONSTRUÇÃO promovido pela Universidade Estadual do Ceará, é mais uma ação do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido. Será Realizado nos dias 10 a 14 de agosto de 2011, no Campus do Itapery, Fortaleza/CE.
Fotos: IPD Taipal; Site: http://ipdtaipal.blogspot.com
Durante o curso haverá inicialmente aula teórica, enriquecida pela apresentação de experiências relacionadas à aplicação do Bambu, em seus múltiplos usos. Serão ensinados a forma adequada para colheita, tratamento e armazenamento de bambus, além da construção de algumas estruturas de bambu com um grande geodésica.
O Curso será ministrado pelo Bio-arquiteto e Permacultor Guillermo Gayo, Coordenador da Fundacion Takuara Rendá (Oficina-Escola de tecnologia apropriada para o aproveitamento sustentável do Bambu e centro de referência em Permacultura, Cerro Roque – Sapukai – Paraguai). Gayo é mundialmente conhecido na área de eco-construção e manejo do bambu. O curso será gratuito e essencialmente para os membros do Núcleo.
Conteúdo do Curso:
• Escolha do colmo adequado e colheita de bambu no período apropriado;
• Métodos para preservação do bambu: orgânica, química, fogo, água;
• Viveiragem (multiplicação de mudas de bambu);
• Construção, em mutirão, toda em bambu, de formato hexagonal, ou outro definido de acordo com o espaço. Serão praticadas técnicas de união, encaixes, fixação, amarração (nó de Milcíades), estruturas (laje, piso, forro, vigas, colunas, fechamentos e coberturas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário