Membros



Prof. Oriel Herrera Bonilla,coordenador do NEPPSA



Oriel Herrera Bonilla, nasceu no Panamá é engenheiro florestal, mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutor em Ciências Naturais (área de concentração em Ecologia) pela Universidade de Bielefeld (Alemanha).
Desde o ano 2000 é professor Adjunto do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, onde ministra aulas de Ecologia, Botânica e Análises Ambientais, desenvolve também pesquisas sobre Biodiversidade, Bioinvasão e Bioprospecção de plantas do Bioma Caatinga. Ministra aulas para o Curso de Pós Graduação em Educação Ambiental.
Sobre estes assuntos tem escrito livros e publicado diversos artigos científicos em revistas de circulação nacional e internacional.
O Prof. Oriel é o tutor do PET da Biologia da UECE e é o Coordenador do NEPPSA – Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semi-árido. Como coordenador do NEPPSA, desenvolve junto com seus membros 3 projetos de extensão financiados pelo CNPQ.


Carlos Piffero Câmara

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atuou com Representante discente dos Órgãos Colegiados da Universidade Estadual do Ceará, período de maio de 2006 a junho de 2007 e como representante discente do Centro de Ciências e Saúde da Universidade Estadual do Ceará, período de março de 2007 a junho de 2009. É fundador e Membro do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido, local onde desenvolve atividades desde 2007: Foram desenvolvidos os seguintes projetos: 1. oficina: Permacultura: uma ferramenta necessária para conservação e convivência sustentável com o Semiárido, na Semana Universitária, no período de 21 a 23 de outubro de 2008 – UECE (carga horária: 12h), na Semana da Biologia, no período de 01 a 05 de dezembro de 2008 – UECE, e durante a XXI Semana de Biologia da UFC, com o tema: “O Gerador das Gerações”, realizada nos dias 23 a 27 de Março de 2009; 2. Bolsista FUNCAP do projeto: Reestruturação da Estação Ecológica da UECE, no período de dezembro de 2008 a novembro de 2009; 3. Atuação em atividade de Extensão do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) durante o ano de 2009 em atividades como: planejamento, implantação e capacitação da comunidade para técnicas permaculturais, dentro do programa de desenvolvimento e Integração Comunitária – Sussuí; 4 Atualmente participa do projeto: Fortalecimento do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido através de ações Agroecológicas Extensionistas junto aos Agricultores Familiares de Sussuí – Quixadá – Ceará. 



Diego Silva Salvador

Atualmente é concludente no Curso de Gegrafia na modalidade Bacharelado, desenvolvendo trabalhos extensionistas no Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido –NEPPSA/UECE e estagiando na SANEController, na Coordenação de Estudos Ambientais, no setor de geoprocessamento. Foi bolsista de monitoria das cadeiras de Cartografia e Geografia Ambiental no Programa de Monitoria Acadêmica PROMAC/UECE. Vinculado ao Laboratório de Estudos de População - LEPOP/UECE, participou dos Projetos Atlas de Fortaleza 2000 e Atlas das Desigualdades Sócio-espaciais de Fortaleza. 


Deyfson Mota Araújo


Estudante do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), membro do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido(NEPPSA), artesão e bolsista de Iniciação ao Extensionismo do CNpq pelo projeto MDA/SAF/CNpq – nº 58/2010 “Fortalecimento do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido através de ações agroecológicas extensionistas junto aos agricultores familiares de Sussuí- Quixadá- Ceará”. 

Paulo Eduardo Rolim Campos

 Desde 2004 trabalha para a popularização da Permacultura , é formado pelo Instituto de Permacultura e Ecovila da Mata Atlântica(IPEMA), Educador Biocêntrico, Artesão/Bioconstrutor, Agente Comunitário de Saúde e graduando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, onde é co-fundador do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semi-árido(NEPPSA), atualmente é bolsista em extensão tecnológica do CNPQ e faz parte da equipe de coordenação do NEPPSA.Tem experiência na área de Permacultura urbana; Bioconstrução; Saneamento ecológico; Bambu e seus múltiplos usos; ajuste ecológico de residências; educação para a sustentabilidade e facilitação de grupos, presta consultoria em Permacultura, em 2008 apresentou sua experiência III Convergência Latino-americana de Permacultura, Havana/Cuba.


Luciana Campos

 Designer em sustentabilidade formada pelo GEESE - Gaia Education.Desde 2007 trabalha para a popularização da Permacultura , é formada pelo Instituto de Permacultura e Ecovila da Mata Atlântica(IPEMA), Educadora Biocêntrica, Educadora Popular, graduanda em Serviço Social  pela Universidade Estadual do Ceará, onde é co-fundadora do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais para o Semi-árido(NEPPSA).Atualmente é bolsista em extensão tecnológica do Cnpq e faz parte da equipe de coordenação do NEPPSA.Tem experiência na área de Permacultura , educação para a sustentabilidade e facilitação de grupos, presta consultoria em Permacultura,elaboração de Plano de Manejo de Unidades de Conservação e Agenda 21. Embaixadora do Clima pelo programa Climate Generation do  British Council em 2010/2011.Em 2008 apresentou sua experiência  III Convergência Latino-Americana de Permacultura em Havana/Cuba. É feliz, acredita em Deus e na Humanidade.


Elizabeth Moura 
Desenvolve pesquisas e projetos em Linguística, Educação, Cultura e Ecologia. É membro da Soka Gakkai Internacional, atua como Produtora Cultural e participa do Projeto Feira da Música desde a 6° edição. Coordenou a programação artística – cultural do I Salão de Turismo Comunitário da América Latina e do II Seminário Internacional de Turismo Sustentável realizado pelo Instituto Terramar em maio de 2008. É membro e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semi Árido – NEPPSA. Atua como Educadora Ambiental desde dezembro de 2009, com formação continuada em Ecopedagogia, certificada pelo Grupo de Produção em Educação e Cultura – GPEC, Curso de Desing em Permacultura – PDC orientados por Jorge Timmermann e Suzana Maringonie – Rede Permear e Curso Avançado em Educação e Permacultura, orientado por Skye Riquelme - UniGaia-Brasil. Está graduando em Linguística pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e foi bolsista de Iniciação Científica - Funcap do Campus Experimental de Educação e Ecologia de Pacoti. É pesquisadora, co - fundadora do Grupo Especializado em Educação Ambiental e Resíduos – GERE.