O NEPPSA


Núcleo atrelado à Universidade Estadual do Ceará – UECE/CCB/CCS/PROEX, desenvolve atividades relacionadas a Permacultura desde 2007. Tem como orientador o Professor Dr. Oriel Herrera Bonilla, doutor em Ecologia pela universidade de. Os membros que compões a força de trabalho do núcleo tem formação mutidiciplinar, sendo a grande maioria alunos de graduação da universidade. Também, dispõe de abertura a participação de civis não matriculados na UECE. Desenvolve, em uma área no campus do Itaperi, o projeto de construção participativa de uma unidade modelo de práticas permaculturais que podem ser replicadas no semiárido e em outros locais. No entanto, este projeto se encontra parado devido à necessidade de mudança de área. O grupo permanece em constante processo de experimentação e pesquisa em três projetos de extensão apoidos pelo CNPq, aplicando e difundindo os conceitos e práticas da Permacultura na universidades, nos bairros de entorno da UECE, em congresso, seminários, cursos e em projetos desenvolvidos no interior do Ceará.



Apresentação

O Núcleo de estudos e práticas permaculturais do semiárido (NEPPSA) atua dentro da perspectiva de difundir e desenvolver tecnologias ambientais e sociais voltado para o semiárido. É baseado no planejamento e implantação de tecnologias simples, integradas e sustentáveis, aliando a satisfação das necessidades humanas de habitação, alimento e energia, à recuperação do equilíbrio ambiental e da diversidade biológica. A equipe que o integra tem estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, Ciências Humanas, Saúde e Tecnológica, reafirmando assim o caráter transdisciplinar da Permacultura, que atua como um sistema de planejamento baseado em éticas e princípios que podem ser utilizados para criar e gerir sistemas humanos realmente sustentáveis. A Permacultura, que significa cultura permanente, surgiu na década de 1970, na Austrália, concebida inicialmente pelos pesquisadores Bill Mollison e David Holmgren. Desde então, o conceito tem sido adotado e desenvolvido por uma rede de ambientalistas, agricultores orgânicos e Ecovilas, por todo o mundo. Muitas das soluções encontradas pelos permacultores representam contribuições valiosas para áreas como a de habitações, saneamento, manejo da água, energia e recuperação de áreas degradadas. O núcleo vem trabalhando para desenvolver a permacultura em todo o nordeste, mais especificamente na região do semiárido, e já dispõe de um histórico importante para o avanço da permacultura e de suas tecnologias no nosso estado. Contatos: (85) 3101 9920 (Prof. Oriel); e-mail: neppsa@uece.gov.

Competências

O Núcleo de estudos e práticas permaculturais do semiárido (NEPPSA) esta atrelado à Universidade Estadual do Ceará pelo Colegiado de Ciências Biológica (CCB), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a Proreitoria de Extensão (PROEX). Mantendo sede no campus do Itaperi. Atua no ensino, pesquisa e extensão dentro e fora da universidade. Conta com nove bolsistas que desenvolvem, juntamente a outros membros e colaboradores, três projetos: Implantação da Permacultura nos processos produtivos sustentáveis na comunidade de Sussuí – Quixadá – Ceará; Fortalecimento do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido através de Ações Agroecológicas Extensionistas junto aos Agricultores Familiares de Sussuí – Quixada – Ceará; Integração comunitária permacultural urbana através de quintais produtivos no Campus do Itaperi como modelo de produção de alimentos dentro de um processo de segurança alimentar.

Legislação

O  NÚCLEO DE ESTUDOS E PRÁTICAS PERMACULTURAIS DO SEMI-ÁRIDO (NEPPSA) possui um regimento específico que disciplina a organização e o seu funcionamento vinculado à Universidade Estadual do Ceará – UECE, instituído nos termos propostos pelo Regimento Interno do Centro de Ciências da Saúde - CCS, da UECE, como órgão autônomo, de caráter consultivo, e missão extensionista. O NEPPSA não tem caráter político-partidário, ideológico ou religioso e no desenvolvimento de suas atividades observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião (Lei Federal 9.790/99, inciso I do art.4º).