Projetos




Projetos desenvolvidos com o apoio do CNPQ.


Integração comunitária permacultural urbana através de quintais produtivos no Campus do Itaperi como modelo de produção de alimentos dentro de um processo de segurança alimentar.

A Permacultura é uma forma de cultura permanente, por meio de desenhos de sistemas ecológicos, onde se procura observar, analisar e transcrever os padrões da natureza, integrando ambientes naturais com construções ecológicas, energias renováveis, produção de alimentos orgânicos, nutrição de qualidade e educação para uma vida sustentável. É muita discutida em todos os médios de comunicação a rápida degradação de nosso ambiente com o conseqüente declínio da qualidade de vida da população, sem saber encontrar um caminho para viabilizar ou melhorar a qualidade ambiental. A Permacultura promove então o desenvolvimento das relações de beneficio ambiental entre todos os elementos de um sistema (urbano ou rural) Nesse sentido, pretende-se com este projeto implementar um módulo de produção de alimentos em área urbana que produza alimentos dentro de um processo de segurança alimentar e nutricional que sirva de modelo, para multiplicar técnicas permaculturais e agroecológicas adequadas e adaptadas á realidade do semi-árido nordestino. A cidade de Fortaleza apresenta bolsões populacionais periféricos muito pobres, cujos membros precisam também satisfazer suas necessidades alimentares diárias com produtos de alta qualidade biológica que garanta um nível nutricional que não ponha em risco a saúde. A UECE, instituição de ensino, cuja criação e fundação está orientada principalmente para atender a população do semi-árido, precisa criar tecnologias que possam ser replicadas pela população com melhoras da qualidade de vida e da auto-estima das pessoas. Com este projeto inovador, toda a comunidade acadêmica, assim como moradores do entorno do campus, poderão ter acesso a metodologias coerentemente reaplicáveis, econômicas, acessíveis a todos e baseada nos princípios e éticas da permacultura, da agroecologia e da extensão. Serão construídas no campus da UECE, em série, infra-estruturas permaculturais atreladas a técnicas agroecológicas que possibilitem o uso e o reuso de matérias pouco convencionais nas propriedades dos moradores das comunidades vizinhas, começando pelo Campus, e na seqüência ultrapassando os muros da instituição onde membros de famílias e de grupos organizados poderão participar ativamente beneficiando-se da praticidade desta unidade produtiva que facilita o ensino e a aprendizagem, e, principalmente facilitará a aquisição de alimentos orgânicos para eles e para suas famílias, contribuindo desta maneira com a conservação do meio ambiente, ecologicamente equilibrado, menos predador e mais humano.


Implantação da Permacultura nos Processos Produtivos Sustentáveis na Comunidade de Sussui - Quixadá – Ceará

A Permacultura é uma forma de cultura permanente, por meio do desenho de sistemas ecológicos, onde se procura observar, analisar e transcrever os padrões da natureza, integrando ambientes naturais com construções ecológicas, energias renováveis, produção de alimentos orgânicos e educação para uma vida sustentável. São muito discutidos em todos o médios de comunicação a rápida degradação de nosso ambiente com o conseqüente declínio da qualidade de vida da população, sem saber encontrar um caminho para viabilizar ou melhorar a qualidade ambiental e as condições sócio-econômicas da população. Nesse sentido, pretende-se com este projeto inserir a Permacultura nos processos produtivos sustentáveis na comunidade de Sussuí, no município de Quixadá - Ceará com o intuito de multiplicar técnicas adequadas e adaptadas á realidade do semi-árido nordestino. No Ceará, como em todo o Nordeste, a família rural é carente de informações e de recursos para sobreviver sustentavelmente, com o conseqüente êxodo rural que, por sua vez, tem repercussão na qualidade de vida nas zonas urbanas. O projeto permacultural envolverá o planejamento, a implantação e a manutenção consciente de sistemas produtivos que preservem a diversidade, a estabilidade dos ecossistemas e venham de encontro com as realidades culturais, sociais e ambientais da comunidade. A Permacultura resulta na integração harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, provendo alimentação, energia e habitação, entre outras necessidades. Soluções sistêmicas, acessíveis e simples, que trazem segurança à família e um potencial de desenvolvimento humano sustentável com possibilidades de serem replicadas, melhorando a auto-estima das pessoas envolvidas. Com este projeto inovador, a comunidade acadêmica, assim como 137 moradores de Sussuí, poderão ter acesso a metodologias coerentemente reaplicáveis, econômicas, acessíveis a todos e baseada nos princípios e éticas da permacultura, da agroecologia e da extensão. Serão construídas em série infra-estruturas que possibilitem o uso e o reuso de matérias pouco convencionais nas propriedades, começando pela reestruturação e recuperação das moradias, promoção de paisagismo, promoção de quintais produtivos através de hortas orgânicas (agroecologia), técnicas como compostagem, gerenciamento de resíduos, reúso de água, uso de filtros biológicos, construção de mandalas e implantação de sistemas Agroflorestais são entre outras soluções as que propiciaram uma adaptação adequada ao contexto ambiental atual e constituem importantes medidas estruturantes e conservacionistas. Com esta visão, pretende-se implantar um novo conceito de como trabalhar a Terra, vivendo em harmonia com a Natureza e possibilitando, dessa forma, um modelo prático e consistente a ser multiplicado pelas comunidades vizinhas.




FORTALECIMENTO DO NUCLEO DE ESTUDOS E PRÁTICAS PERMACULTURAIS DO SEMIÁRIDO ATRAVES DE AÇOES AGROECOLÓGICAS EXTENSIONISTAS JUNTO AOS AGRICULTOES FAMILIARES DE SUSSUI – QUIXADÁ – CEARÁ
Resumo
O crescente aumento da população mundial demanda suprimentos e quantidades adequadas de alimentos sem que isto venha a comprometer a capacidade de suporte e a resiliência dos ecossistemas. A agricultura convencional tem tentado suprir as demandas alimentícias, mas lamentavelmente o meio ambiente tem sofrido bastante com os problemas causados pela poluição do solo, da água e do ar que terminam também afetando toda a biodiversidade local. A partir de toda essa problemática, surgiu então a ciência agroecológica, que visa a aplicação dos conceitos e princípios ecológicos no desenho e manejo de agroecossistemas sustentáveis. Em outras palavras, a agroecologia vai além da produção de alimentos, unindo os seres humanos e a produção de forma sustentável, proporcionando desenvolvimento rural. A permacultura que e é uma das ramificações da Agroecologia, trabalha a terra com culturas permanentes e por meio do desenho de sistemas ecológicos, onde se procura observar, analisar e transcrever os padrões da natureza, integrando ambientes naturais com construções ecológicas, energias renováveis, produção de alimentos orgânicos e educação para uma vida sustentável. É muito discutida, em todos os médios de comunicação, a rápida degradação de nosso ambiente com o conseqüente declínio da qualidade de vida da população, sem saber encontrar um caminho para viabilizar ou melhorar a qualidade ambiental e as condições sócio-econômicas da população. A UECE, instituição de ensino, cuja criação e fundação está orientada para atender o Semi-árido, precisa criar tecnologias que possam ser replicadas pela população com melhoras da qualidade de vida e da auto-estima das pessoas. Com este projeto inovador, toda a comunidade acadêmica; assim como agricultores familiares rurais poderão ter acesso a metodologias coerentemente reaplicáveis, econômicas e acessíveis a todos.  Nesse sentido, pretende-se com este projeto fortalecer o Núcleo de Estudo e Práticas Permaculturais do Semi-árido - NEPPSA a partir de ações agroecologicas extensionistas baseadas nos princípios e ética da Agroecologia e da Permacultura tendo como centro de atividades a comunidade de Sussuí, em Quixadá, a 130 km de Fortaleza.